Koshi

Koshi

18 de Junho, 1908 – imigrantes japoneses desembarcam do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, em São Paulo, BR.

Junto do povo naturalmente trabalhador e determinado, veio cultura ampla, bela e gentil, que permeia parte dos hábitos contemporâneos brasileiros. Técnicas de massagem, acupuntura, artes marciais, ricas e antigas, representam isso. Boa porção do desenvolvimento das frutas e hortaliças de hoje é devido a técnicas ancestrais de cultivo, trazidas e incorporadas. O BR se deleita com paladares oriundos da sabedoria japonesa… e o Shoyu, há tempos, está em nossos galheteiros.

Nas ferramentas japonesas, além do respeito a destinação e forma, um uso moderado e racional de materiais é característica demonstrada na criação de facas. Como esta daqui. Internacional na forma, oriunda de Koshi, embora industrializada, preserva sabedoria de artesãos da metalurgia japonesa. Com perfil tênue, é leve, resistente à ferrugem, fácil de conservar. A empunhadura, feita a partir de bambu laminado, prensado, tingido em negro, impregnado de resinas sintéticas, resiste bem a água e óleo. Delicada, no entanto, é faca que pede atenções em uso, limpeza, conservação de fio e afiação, brevemente abordadas ao final.

Em série limitada e numerada, é uma singela homenagem da cwb design & restaurações, em parceria com Ao Gaúcho, ao primeiro século da chegada do Kasato Maru – marco inaugural, oficial e histórico da imigração japonesa, que tanto bem trouxe ao BR.

>

>

>

! ATENÇÃO !

Quanto ao uso…

É destinada a cortes leves, feitos sobre apoio adequado. Pode ser usada para cortar carnes – peixes, aves e carne vermelha -, em deslizamento e sobre tábua de madeira. Nunca aos golpes, nunca sobre ossos e nunca sobre apoios abrasivos, como vidro e pedras de pia.

Quanto à limpeza…

Embora resistente à ferrugem, não é inoxidável. Deve ser lavada logo após o uso, com água morna, sabão neutro e esponja macia. Pode, mas não deve ser deixada de molho. Logo após o enxágue, deve ser seca e guardada. Melhor ainda que volte ao estojo original.

Quanto à conservação do fio e reafiação…

O uso adequado será responsável por parte da conservação do fio e a reafiação deverá ser feita com o uso de pedras finas. Consulte o fornecedor da faca a esse respeito.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho